top of page

Procure o Órgão Ambiental

Entenda uma coisa. É crime manter um animal silvestre com vc. Também é crime deixá-lo sem cuidado imediato. Ao entrar em contato com algum órgão ambiente, PODE ACONTECER deste órgão estar lotado de animais silvestres e simplesmente se negar a pegar ou ajudar você. Então, caso nenhum órgão te ajude, você deverá seguir a risca o que vams te direcionar aqui, justamente para você não ter problemas futuros com multas ou outras incorrências.

A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o CETA (Centro de Triagem de Animais Silvestres) mais próximo de você.

Para isso, clique no link abaixo e selecione o mais próximo e o acione

IMPORTANTE: Pode ser que o CETA esteja sobrecarregado e evite receber o gambá. Por isso é necessário que vc prepare seu telefone para GRAVAR a ligação. Assim você ficará resguardado no futuro caso algum órgão venha te procurar e caso você ainda esteja cuidando do gambá!

Siga os demais passos

Assim que fizer o contato, ou caso tenha dificuldade em encontrar um CETA, ou caso eles se neguem a te ajudar, faça exatamente o seguinte:

Grave a chamada

Faça uma gravação pelo próprio telefone mesmo (baixe algum app de gavação de chamada). Assim, quando o CETA, Corpo de Bombeiros ou demais órgão que se negue a te ajudar, vocÊ deixará registrado. Isso é importante para sua salvaguarda e também do animal. Ninguém poderá depois dizer que você não foi atras de ajuda correta!

Aguarde o tempo

Se conseguiu o contato com algum órgão (CETA, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental ou outros), então aguarde eles chegarem. Observe se eles realmente vão ter o cuidado com o animal, e se não irão, por algum motivo que seja, descartá-lo-lo em qualquer lugar. Caso presencie maus tratos pelos próprios órgãos, denuncie. É nossa obrigação moral, junto com eles, zelar pelo bem animal!

Se não der certo!

Se por algum motivo o resgate pelos órgãos não dê certo, então parta para suas próprias ações. Depois de gravada as ligações, guarde-as. Elas poderão ser úteis lá na frente. Uma vez feito isso, aja de acordo com o bem estar do animal. Então vá para o próximo passo

Quem ama ajuda!

Caso seja um gambá ferido, clique aqui e entenda o que você deve fazer. Caso seja apenas um filhote que esteja separado da mãe, produzindo um som buscando a mãe (ou mesmo que seja um neonato que não faça barulho algum ainda, então entre aqui

bottom of page