top of page

Informações gerais sobre os Gambás

 Há mais de 70 milhões de anos, os dinossauros vagavam pela Terra. Enquanto eles estão extintos, um animal que compartilhou a mesma terra com os dinossauros ainda existe hoje...  o gambá .

Apesar de sua aparência, o gambá não tem parentesco com o rato. Na verdade, o gambá é um marsupial, ou mamífero “bolsado” e, portanto, está relacionado a outros marsupiais, como o canguru e o coala. Como cangurus e coalas, os gambás infantis ficam dentro da bolsa da mãe para mamar e se desenvolver. O gambá tem a distinção de ser  o único  marsupial da América do Norte.

Os gambás nascem após um período de gestação de 11 a 13 dias. Os bebês cor-de-rosa, de aparência embrionária, são tão pequenos ao nascer que cabem 20 em uma colher de chá. Os bebês continuam a se desenvolver dentro da bolsa. À medida que crescem e a bolsa fica cheia, os juvenis cavalgam nas costas da mãe até que tenham idade suficiente para sair por conta própria.

Gambá.webp
Gambá 2.jpeg
Gambá 3.jpg

Título da seção

O gambá tem uma vida útil média de 1 a 2 anos na natureza. Quando cativos, podem chegar até 4 anos.. Esse curto tempo de vida se deve em parte à presença de muitos predadores, incluindo cães, gatos e pessoas. Às vezes, o gambá é capaz de escapar da morte "brincando de 'gambá" ou fingindo estar morto e, ao fazer isso, o predador pode perder o interesse pelo animal aparentemente morto e não comê-lo . ”, significando animal branco. Embora existam mais de 65 espécies de gambás, apenas uma, a  Didelphis virginiana , mais comumente conhecida como gambá da Virgínia, é nativa da América do Norte. Didelphis significa útero duplo e refere-se à bolsa como um local secundário de desenvolvimento para os filhotes de gambá. virginiana refere-se ao estado da Virgínia, onde o gambá foi observado pela primeira vez pelos primeiros colonos ingleses. No entanto, os gambás hoje podem ser encontrados na maior parte dos Estados Unidos e em partes do Canadá e do México.

O gambá tem muitas características interessantes. Tem 50 dentes, mais do que qualquer mamífero terrestre norte-americano. Sua cauda sem pelos é preênsil e é usada para agarrar galhos, equilibrar e carregar material de nidificação. O gambá não fica pendurado de cabeça para baixo pelo rabo, um equívoco comum. O gambá também tem polegares opositores nas patas traseiras para segurar os galhos.

Seja rural, residencial ou no deserto, os gambás são um benefício para qualquer área que habitem. Sua dieta inclui todos os tipos de insetos, incluindo baratas, grilos e besouros. Eles adoram caracóis. Eles também comem camundongos e ratos. O gambá noturno é atraído para nossos bairros pela disponibilidade de água, ração deixada à noite e frutas maduras e podres que caem das árvores. O gambá, por sua vez, ajuda a manter nossos bairros limpos e livres de pragas e roedores de jardim indesejados e nocivos, que podem transmitir doenças. O gambá ganhou o título de “Pequeno Engenheiro de Saneamento da Natureza”.  

bottom of page